domingo, 19 de outubro de 2008

Tarefa 27: Código Morse

Tarefa 26: Canções e Músicas - enviada

Músicas escoteiras são uma tradição já bem consolidada em nosso Movimento. Isso não aconteceu por acaso. Desde Brownsea, escoteiros e chefes se expressam através de canções em volta de fogueiras, em acampamentos, reuniões de sede, trilhas, jornadas, excursões... e porquê não espantarmos nossos males também pela internet?

OBJETIVO
• Cada uma das 15 cartas abaixo contém o trecho de uma música escoteira.
• Clique no botão play para ouvir o trecho e escreva no campo abaixo o nome da música.
• Quando o nome estiver certo a carta ficará verde, quando errado ficará vermelha.
• O seu desafio é acertar as X músicas propostas. • Converse com outros escoteiros.

Pergunte. Pesquise. Descubra. Ouça!

Arquivo: http://www.jotibrasil.org/comunidade/tarefas/flashpops.php

RESPOSTA:

1 - Guinganguli
2 - Rataplan do mar
3 - Ratplan do ar
4 - Hino Alerta
5 - Espírito de BP
6 - Canção da amizade
7 - Canção do clã
8 - Canção da promessa
9 -Canção da despedida
10 - Avançam as patrulhas
11 - Cumbaia
12 - Quebra coco

Tarefa 25: Álbum Ecológico

Tarefa 24: Tarefa da Neutralização de Carbono

Tarefa 23: Fogo de Conselho Virtual

Tarefa 22: Tchubarón - enviada

Como já sabemos, as músicas fazem parte do nosso movimento. Canções como "Pipoca", "Brilha a Fogueira", "Da Noruega distante" e outras, são cantadas não só por nós, como também no mundo todo, em vários idiomas. E é por essa universalidade que uma música pode ter várias versões. Nessa tarefa, a equipe do JOTILusófono quer ver todo mundo cantando o Kangaroo. O kangaroo é uma música em inglês, e por isso, deve ser traduzida para quem não tem domínio desse idioma.
A seguir, você verá a música em três colunas, sendo a primeira a letra em inglês, a segunda como se lê a música, e a terceira com a tradução. E logo abaixo tem o link para o vídeo da música que a equipe preparou para vocês!Aqui você encontra um exemplo do vídeo:http://br.youtube.com/watch?v=hz1BaTu1Mhg

Aqui você encontra a tabela com as tradução:
Inglês
Ingrês
Português
Do you wanna say Kangaroo?
Du iul uâna sei quengurrruuu?
Vocês querem dizer canguru?
How to say?
Ráu tíú sei?
Como dizer?
Kan Kan KanKangaroo!
Quen Quen QuenQuengurrruuu!
Can Can CanCanguru!
Do you wanna say Crocodile?
Du iul uâna sei crôcôudaiôu?
Vocês querem dizer Crocodilo?
How to say?
Ráu tíú sei?
Como dizer?
Cro Cro CroCrodile!
Crôu Crôu CrôCrôcôudaiou!
Cro Cro CroCrodilo
Do you wanna say Tubarow?
Du iul uâna sei tchubarrraum?
Vocês querem dizer tubarão?
How to say?
Ráu tíú sei?
Como dizer?
Tu Tu TuTubarow!
Tchu Tchu TchuTchubárrauum!
Tu Tu TuTubarão!
Do you wanna say Frankestein?
Du iul uâna sei Frrenquistain?
Vocês querem dizer Frankeisten?
How to say?
Ráu tíú sei?
Como dizer?
Fran Fran FranFrankestein!
Frren Frren FrrenFreenquistain!
Fran Fran FranFrankeistein!

A tarefa consiste em fazer a sua versão do Kangaroo. Então você deve filmar a sua versão, e colocar o vídeo no youtube. Depois, coloque o link embed, dentro página da sua base, na parte designada para essa tarefa, no sistema do JOTILusófono.*Na página principal do site do JOTILusófono, na parte de materiais de apoio, você poderá encontrar alguns tutoriais que lhe ajudarão nessa tarefa.

Link: tarefas/Tchubaron.doc

Arquivo: http://br.youtube.com/watch?v=hz1BaTu1Mhg

RESPOSTA:



RESPOSTA:

Inglês
Ingrês
Português
Do you wanna say Monkey? Du iul uâna sei Manquiiiiii? Vocês querem dizer macaco?
How to say? Ráu tíú sei? Como dizer?
Mon Mon Mon MonMonkey!Man Man Man ManManquiiiiii! Ma Ma Ma MaMacaco!
Do you wanna say Rabit? Du iul uâna sei Rébiti? Vocês querem dizer Coelho?
How to say? Ráu tíú sei? Como dizer?
Ra Ra Ra RaRabit! Ré Ré Ré RéRébiti! Co CO CO CoCoelho
Do you wanna say Lion? Du iul uâna sei Láin? Vocês querem dizer Leão?
How to say? Ráu tíú sei? Como dizer?
Tu Tu TuTubarow! Tchu Tchu TchuTchubárrauum! Tu Tu TuTubarão!
Do you wanna say Frankestein?
Du iul uâna sei Frrenquistain?
Vocês querem dizer Frankeisten?
How to say?
Ráu tíú sei?
Como dizer?
Fran Fran FranFrankestein!
Frren Frren FrrenFreenquistain!
Fran Fran FranFrankeistein!

Tarefa 21: Impacto Ambiental - Pneus Velhos - enviada

A borracha natural é um material polimérico obtido da seiva da seringueira, árvore de origem amazônica, mas que ganhou o mundo, principalmente pela rápida adaptação que sofreu quando, na virada do século, foi plantada com sucesso nas florestas tropicais asiáticas.

No Brasil, a maior parte da borracha industrializada é destinada à fabricação de pneus, correspondendo a 70% da produção. Além disso, ela pode ser empregada em calçados, instrumentos cirúrgicos (como tubos, seringas e outros produtos farmacêuticos, além de luvas cirúrgicas e preservativos). Os pneus foram inventados em 1845, depois que o norte-americano Charles Goodyear descobriu casualmente o processo de vulcanização da borracha, ao deixar cair borracha e enxofre no fogão.

A maior parte dos pneus hoje é feita com 10% de borracha natural (látex), 30% de petróleo (borracha sintética) e 60% de aço e tecidos (tipo lona), que servem para fortalecer ainda mais a estrutura.

Pare e pense, quantos carros estão rodando no Brasil? No mundo? Quantos pneus são trocados anualmente? Quantos novos são comprados por ano? Para onde são levados os pneus velhos? Quantos anos levariam para a decomposição desta borracha vulcânica? E o que foi feito para amenizar todo este processo?

A base deverá pesquisar sobre a reutilização de pneus velhos. Ocorre reciclagem? Onde? Na reutilização, os pneus velhos são utilizados na construção de estradas. Na reciclagem, pneus velhos são transformados em novos pneus. Mas, e as construções das estradas, não provocam um impacto ambiental? Comente também na pesquisa, sobre este impacto ambiental provocado pela construção de estradas.

RESPOSTA:

Reciclagem de pneus

Os pneus usados podem ser reutilizados após sua recauchutagem. Esta consiste na remoção por raspagem da banda de rodagem desgastada da carcaça e na colocação de uma nova banda. Após a vulcanização, o pneu "recauchutado" deverá ter a mesma durabilidade que o novo. A economia do processo favorece os pneus mais caros, como os de transporte (caminhão, ônibus, avião), pois neste segmentos os custos são melhor monitorados.

Há limites no número de recauchutagem que um pneu suporta sem afetar seu desempenho. Assim sendo, mais cedo ou mais tarde, os pneus são considerados inservíveis e descartados.

Os pneus descartados podem ser reciclados ou reutilizados para diversos fins. Neste caso, são apresentadas, a seguir, várias opções:

* Na engenharia civil:

O uso de carcaças de pneus na engenharia civil envolve diversas soluções criativas, em aplicações bastante diversificadas, tais como, barreira em acostamentos de estradas, elemento de construção em parques e playgrounds, quebra-mar, obstáculos para trânsito e, até mesmo, recifes artificiais para criação de peixes.

* Na regeneração da borracha:

O processo de regeneração de borracha envolve a separação da borracha vulcanizada dos demais componentes e sua digestão com vapor e produtos químicos, tais como, álcalis, mercaptanas e óleos minerais. O produto desta digestão é refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme, ou extrudado para obtenção de material granulado.

A moagem do pneu em partículas finas permite o uso direto do resíduo de borracha em aplicações similares às da borracha regenerada.

* Na geração de energia

Os pneus podem ser queimados em fornos já projetados para otimiza a queima. Em fábricas de cimento, sua queima já é uma realidade em outros países. A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) informa que cerca de 100 milhões de carcaças de pneus são queimadas anualmente nos Estados Unidos com esta finalidade, e que o Brasil já está experimentando a mesma solução.

* No asfalto modificado com borracha

O processo envolve a incorporação da borracha em pedaços ou em pó. Apesar do maior custo, a adição de pneus no pavimento pode até dobrar a vida útil da estrada, porque a borracha confere ao pavimento maiores propriedades de elasticidade ante mudanças de temperatura. O uso da borracha também reduz o ruído causado pelo contato dos veículos com a estrada. Por causa destes benefícios, e também para reduzir o armazenamento de pneus velhos, o governo americano requer que 5% do material usado para pavimentar estradas federais seja de borracha moída.

Rodovias são obras de grande impacto ambiental

A escolha brasileira pelo transporte rodoviário traz, embutida, diversas conseqüências ambientais. Além do grande efeito poluidor dos gases liberados pelos escapamentos dos automóveis, há o impacto da construção das estradas que implica em retirada e transferência de enormes quantidades de terra, desmatamento, alterações na forma de escoamento das águas, assoreamento de rios e expansão urbana associada.
A construção da estrada deveria seguir uma série de medidas para minimizar os impactos ambientais decorrentes, como a instalação de postos de controle, pontes suspensas - que permitiria aos animais cruzarem a via por cima das copas das árvores.

Tarefa 20: Denúncia

Tarefa 19: Navegação Segura

Tarefa 18: Marketing e Conscientização

Tarefa 17: Aproveitamento Integral de Alimentos

A alimentação é a base da vida e dela depende o estado de saúde do ser humano. O desconhecimento dos princípios nutritivos do alimento, bem como o seu não aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares. O desperdício é um sério problema a ser resolvido na produção e distribuição de alimentos, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. O crescimento da população mundial, mesmo que amparado pelos rápidos avanços da tecnologia, nos faz crer que o desperdício de alimentos é uma atitude injustificável. Por isso, não podemos mais desperdiçar.

A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado. A promoção da alimentação integral começa diante das dificuldades econômicas pelas quais passa o país. Torna-se cada vez mais difícil adquirir alimentos adequados ao consumo do dia-a-dia, razão pela qual alimentação equilibrada é atualmente uma das maiores preocupações do nosso cotidiano. Dessa forma, devemos aproveitar tudo que o alimento pode nos oferecer como fonte de nutrientes. O homem necessita de uma alimentação sadia, rica em nutrientes, que pode ser alcançada com partes dos alimentos que normalmente são desprezadas. Vale ressaltar que as perdas não ocorrem somente em plantações, transporte e armazenamento inadequado, mas também no preparo incorreto dos alimentos. Lembrem-se sempre: o combate ao desperdício de alimentos ajuda diretamente a reduzir a fome e a desnutrição!

Com tudo isso, está na hora de mostrar que podemos ajudar no combate ao desperdício. A base deve se comunicar com outra base para descobrir o que estão utilizando na sua alimentação. A partir das informações coletadas, sua base deve criar e propor uma receita com aproveitamento integral para a outra base. Após convencê-la a testar sua receita, você deve conseguir com a outra base uma foto do preparo e outra do momento em que experimentaram sua receita! Não se esqueça de anexar à foto um depoimento dos membros da outra base sobre sua receita.

Para finalizar, coloque tudo no campo apropriado desta tarefa, no portal do JOTILusófono. Mãos à massa!

Tarefa 16: Localização - enviada

"A cidade não pode ser vista meramente como um mecanismo físico e uma construção artificial. Esta é envolvida nos processos vitais das pessoas que a compõe; é um produto da natureza e particularmente da natureza humana."Robert Ezra Park

Apesar disso, a importância de áreas verdes nos centros urbanos é facilmente constatável. Elas entram, no contexto das grandes cidades, como um elemento essencial para o bem estar de todos nós, população, por terem a finalidade de melhorar a qualidade de vida por sua importância ecológica, estética e social. A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que uma cidade tenha, no mínimo, 12 hectares de área verde por habitante.

Toda essa preocupação ambiental não é exagero. Alguém que more próximo a uma área verde desfruta de um ambiente até 8ºC mais ameno do que alguém que more numa "selva de pedra". Em tempos de aquecimento global essa é uma contribuição generosa que a Natureza nos proporciona. Outros benefícios são: redução da quantidade de partículas sólidas no ar, absorção de ruídos, amenização do calor do Sol, manutenção da umidade ao nível do solo, preservação da fauna local e disponibilidade para utilização como espaços públicos de convivência e recreação.

Cientes da importância que as áreas verdes têm para o bem-estar daqueles que vivem nas cidades, a tarefa de vocês é identificar no mapa (GoogleMaps) a localização exata da base onde vocês se encontram e, a partir daí, localizar as três áreas verdes mais próximas, identificando-as. A imagem deverá ser anexada no sistema do JOTILusófono, no campo apropriado desta tarefa. Clique no link abaixo e veja um tutorial com exemplo de como a tarefa deve ser feita:

OBS: Definição de áreas verdes: Espaços abertos com cobertura vegetal e uso diferenciado, integrado no tecido urbano aos quais a população tem acesso. Classificações internacionais incluem como áreas verdes: campos de esporte, jardins botânicos, zoológicos, cemitérios modernos formados por extensos gramados, interrompidos apenas por lápides.

Arquivo: http://www.jotibrasil.org/site/donwloads/Ajuda_tecnica_tarefa_google_maps.pdf

RESPOSTA:

Coordenadas

20°51'6.34"S 41° 7'23.93"O Base Lobinhos Uivantes 2008

20°51'4.28"S 41° 8'55.43"O Cemitério Parque Jardim da Saudade

20°51'25.41"S 41° 5'55.51"O Campo de futebol: Cachoeiro Futebol Clube

20°53'14.29"S 41° 6'0.35"O Horto União


Tarefa 15: Cartões QSL

Tarefa 14: Escotismo para Rapazes - enviada


Esse ano comemora-se o centenário do Escotismo para Rapazes, publicação que desencadeou um movimento que viria a afetar jovens do mundo todo. Nele, Baden Powell colocou em prática seu talento com ilustrações que ele próprio fez, as quais podem ser encontradas no decorrer de todo o livro.

Sua base tem como tarefa tirar uma foto, encenando uma dessas ilustrações que o livro contém. Existem duas exigências: vocês devem estar vestindo traje/uniforme completo e colocar a resposta na parte designada para essa tarefa, no sistema do JOTILusófono. Lembrando que, junto à foto, vocês devem colocar o desenho original que ela representa.

Como exemplo, visitem o site do Estevão (ES – Brasil):
http://www.f64.com.br/fotos08/1908/page.html

Tarefa 13: Sustentabilidade em Debate

Tarefa 12: Modalidade do Ar – (Mini Planador F3B)

sábado, 18 de outubro de 2008

Tarefa 11: Super-poderes - enviada

Harry Potter, Senhor dos Anéis, O Código da Vinci, Artemis Fowl, são exemplos de “best-sellers” infanto-juvenis lançados nos últimos anos. Esses livros têm algo em comum: os seus heróis eram, antes de se tornarem heróis, pessoas comuns que de repente se descobriam responsáveis por salvar o Universo.

O Harry matou (diga-se de passagem, sem querer, pois o mesmo ainda era um mero bebê) o Voldemort, o Lord das Trevas. Os hobbits não queriam nada além de uma vida sossegada, e foram obrigados a salvar o universo.

Agora, viajando direto para o mundo da imaginação, você deverá escrever uma pequena história, onde um ou mais componentes da sua base, protagonizará um episódio no qual ele terá que salvar o planeta Terra da destruição, da degradação humana ao meio ambiente.

RESPOSTA:

As aventuras do herói em busca da salvação do Planeta

No ano 100 A.C o antigo paladino mais conhecido na ilha que antigamente não era conhecida, hoje é chamada de Brasil. Seu nome era Leandro quase morreu tentando salvar o mundo da extinção dos animais e das florestas. Depois seu filho ficou com sua força e seguiu o seu pedido quando achou o bilhete escrito: Filho se estiver lendo este bilhete vá a floresta Amazônica e salve os seres vivos que existem lá, e não deixe que nenhum ser humano destrua tudo.

Então João Victor mais conhecido como J.V. foi para lá voando, pois tinha grandes poderes. Chegando lá viu 2 homens capturando animais, ele chegou cara a cara com eles e conversou (dialogou), ele pediu que eles parassem de fazer isso pois é malvadeza e disse assim: Ei vocês! Parem já com isso, já pensaram se eles fizessem isso com vocês? Eles responderam: Não! Porque somos mais fortes. J.V se enfureceu e disse: Ah é?. É. Então tchau. Ele jogou um deles em marte e outro em outra galáxia.

MORAL: Nunca façam mal com as florestas e os animais pois o pior já esta pra chegar.Pense Nisso

Tarefa 10: Contato

Para surpresa de muitos e fascinação de outros, o Escoteiro reconhece o outro pelo aperto de mão. A maioria de vocês já conhece a história da instituição do cumprimento com a mão esquerda para o nosso movimento pelo fundador, B.P. Alguns dizem que o aperto de mão vem da seguinte lenda:

Há muitos anos atrás, quando Baden Powell estava viajando pela África, se deparou com nativos de determinada tribo da região. Como todo bom e educado escotista, B.P. estendeu-lhes a mão direita, como costume ocidental, em sinal de respeito e simpatia.

Para a surpresa de B.P., o líder da tribo estendeu a mão esquerda para cumprimentá-lo. Após o cumprimento e as devidas apresentações, o chefe da tribo contou a B.P. a seguinte história e entendeu o porquê do cumprimento com a mão esquerda.

“Há alguns anos atrás, quando estávamos em guerra com outras tribos da região, não conseguíamos distinguir os aliados de inimigos. Como em tempos de guerra, carregamos nossas armas na mão direita e, nosso escudo na mão esquerda, para facilitar a identificação, criamos o seguinte código: quando encontramos um de nossos aliados, para cumprimentá-lo, tiramos nosso escudo, mostrando que não o tememos, e o cumprimentamos. Situação que deverá ser repetida pela outra pessoa.”

A partir desse exemplo de confiança, B.P. passou a encarar o Escotista como seu aliado e sempre cumprimentá-lo com a mão esquerda.

Existem, porém, diferenças culturais. Na região árabe, por exemplo, o cumprimento com a mão esquerda não é utilizado, pois a mão esquerda é considerada uma mão impura. Por isso, eles sempre tentam fazer tudo com a mão direita, a não ser os trabalhos já considerados impuros, que tradicionalmente devem ser feitos com a mão esquerda.

Assim, podemos observar que os cumprimentos são frutos da história cultural de cada país. E por isso, cada país tem o costume de cumprimentar as pessoas de uma forma diferente.A tarefa agora exige que você estabeleça contato com pelo menos cinco países diferentes, sendo que dois deles deverão ser países lusófonos. Você deverá descobrir como, cotidianamente, os homens cumprimentam as mulheres, os homens cumprimentam outros homens, e as mulheres cumprimentam outras mulheres.

Lembre-se de quanto mais completa for sua resposta, mais pontos ela ganhará!

Tarefa 9: Rãs

A rã é um anfíbio anuro da família Ranidae, que vive na proximidade de lagos ou outros lugares úmidos. Alimenta-se de insetos, vermes e outros pequenos animais. Como outros anfíbios, algumas espécies estão em processo acelerado de extinção em todo o planeta, por motivos ainda ignorados.

Algumas hipóteses estão sendo levantadas por biólogos.

Nesta tarefa vocês deverão pesquisar sobre a importância das rãs como marcadores do nível de poluição, mostre como as modificações no meio ambiente afetam a vida desses anfíbios. Em suas pesquisas, faça uma listagem de, no mínimo, 10 diferentes espécies de rãs, sendo no máximo duas do mesmo continente. Mostre quais as principais características de cada uma delas. Ao final de tudo, mostre a sua criatividade, montando um painel com todas as espécies pesquisadas.

Esse painel deverá ser uma imagem, enviada na parte designada para essa tarefa, no sistema do JOTILusófono.

Tarefa 8: Datas comemorativas - enviada

2008 - Ano Internacional do Planeta Terra!

Que é uma data muito importante, já se sabe. Também já estamos familiarizados com esse tema, pois foi o escolhido pela UEB no ano de 2008, como percebemos ao receber nossas carteirinhas de registro.

Mas o que queremos é novidade, novas datas comemorativas.

Em 2008, ocorreu uma série de acontecimentos importantes na história do Brasil, de Portugal e de outros países lusófonos, como comemorações de seus centenários e bicentenários. Ficaria muito fácil pedir quais são essas datas dos seus próprios países, por isso, dificultando um pouco essa tarefa, o objetivo é conseguir três "aniversários" de algum outro país da CEL que não seja o seu. Coloque a resposta no campo apropriado desta tarefa, no portal do JOTILusófono.

Dica: www.cel-escutismo.org


RESPOSTA:


33º Aniversário da Independência de Cabo Verde

Cabo Verde país de origem vulcânica, constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África que vai do Cabo Branco às ilhas Bijagós. Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilômetros a oeste, no Senegal.
Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975.


35º aniversário da independência da Guiné Bissau

A Guiné-Bissau é um país localizado na costa ocidental de África, estendendo-se, no litoral, desde o Cabo Roxo até a ponta Cagete. Foi uma colónia de Portugal, desde o século XV até à sua independência, em 1974. O primeiro navegador e explorador português a chegar à Guiné-Bissau foi Álvaro Fernandes em 1446. A vila de Bissau foi fundada em 1697, como fortificação militar e entreposto de tráfico negreiro, que mais tarde viria a ser elevada a cidade, e a capital da Guiné-Bissau após sua independência. Faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Nações Unidas, PALOP e União Africana.


865º ANIVERSÁRIO DE PORTUGAL

Em 5 de Outubro de 1143 NASCEU PORTUGAL!
É em 5 de Outubro de 1143, com o Tratado de Zamora e na presença do Legado Pontifício, Cardeal Guido de Vico, que D. Afonso VII de Leão reconhece a existência de um novo Estado, PORTUGAL.Esta declaração de PORTUGAL como REINO INDEPENDENTE infelizmente não é comemorada oficialmente no próprio País.PORTUGAL deve ser o único País do Mundo que não celebra oficialmente a data da sua INDEPENDÊNCIA.

Tarefa 7: Grandes atividades dos países da CEL




Uma das palavras que fazem parte do vocabulário do Movimento Escoteiro é "Jamboree". A palavra Jamboree significa, na sua essência, “reunião de jovens”, mas para todos os escoteiros, ela tem ainda outros significados: alegria, diversão, amizades, paixões, e tudo mais o que há de bom.

Sabemos que a Comunidade do Escotismo Lusófono, CEL, é formada por seis associações escoteiras, como pode ser visto no seguinte endereço: http://www.cel-escutismo.org. E cada uma possui uma grande atividade, que acontece periodicamente. A tarefa agora é descobrir qual será a próxima grande atividade de três dessas associações.

A sua resposta deverá ter o nome da atividade e a possível data. Se possível, coloque o cartaz da atividade.

Lembre-se de quanto mais completa for sua resposta, melhor ela será avaliada.

Coloquem a resposta na parte designada para essa tarefa no sistema do JOTILusófono.

RESPOSTA

União dos Escoteiros do Brasil

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL
IV JAMBOREE NACIONAL ESCOTEIRO
11 a 17 de janeiro de 2009
Foz do Iguaçu – PR – Brasil

Corpo Nacional de Escutas

FESCUT 2008
24 a 26 de outubro de 2008-10-19
Belém 2008 (Portugal)

A IX edição do FESCUT - Festival Nacional da Canção Escutista, organizada pelo Agrupamento 80 de Sta. Maria de Belém, irá realizar-se de 24 a 26 de Outubro. As inscrições para participantes extra-concurso devem ser feitas até dia 11 de Outubro. Actividades para todas as secções.

Projeto Escotismo para Todos 2008

Durante o ano de 2008, estão previstas diversas iniciativas que permitem a todos os escoteiros, dirigentes e grupos, por todo o país, caminhar em direcção a esta meta:
• Criação das insígnias para o Diálogo Intercultural;
• Actividades locais de intercâmbio com comunidades de imigrantes;
• Actividades de intercâmbio com escoteiros de outros países ou com comunidades estrangeiras;
• Oficina Intercultural para dirigentes/caminheiros;
• Partilha de estratégias e metodologias de trabalho que promovam a implementação local destas actividades (KIT INTERCULTURAL);
• Reuniões Regionais para apresentação do projecto, sugestão de estratégias de interacção e de abordagem da interculturalidade;
• Aspectos temáticos e práticos a desenvolver na Conferência Nacional;

Tarefa 6: História do Grupo - enviada

O Movimento Escoteiro está repleto de tradições, histórias, homenagens e significados. Analisando a fundo, vemos que dentro do Escotismo nada vem do acaso.Num Grupo/Agrupamento de Escoteiros não poderia ser diferente, não é mesmo?Das perguntas seguintes, sua base deverá pesquisar e responder as que são aplicáveis na sua associação:

- O que significa o nome ou quem foi a pessoa que dá o nome ao seu Grupo/Agrupamento de Escoteiros? (No caso do CNE, entenda-se o nome do Patrono. Para a AEP esta pergunta não é aplicável)

- Qual o significado das cores do lenço do vosso Grupo de Escoteiros? (Para o CNE esta pergunta não é aplicável)Coloquem a resposta na parte designada para essa tarefa no sistema do JOTILusófono.

Resposta:


O nome do Grupo é 38/ES Grupo Escoteiro Jácomo Silotti. Jácomo Silotti foi um imigrante que comprou todas as terras onde hoje é o distrito de Soturno, onde é a sede do nosso GE.

Jácomo vem a ser bisavô de muitos moradores ainda vivos na comunidade.

Era imigrante da Itália, chegando no Rio de Janeiro e depois para Cachoeiro de Itapemirim. Alguns membros, chefes e escoteiros do nosso GE são descendentes diretos de Jácomo Silotti, por isso a homenagem.

Significado das cores do lenço do vosso Grupo de Escoteiros.

AMARELO: Baseia-se na bandeira do município onde o amarelo representa a riqueza do homem de Cachoeiro, solidário, trabalhador e contemporâneo. Além da riqueza natural da cidade como o Rio Itapemirim, a pedra do Itabira e as reservas de mármore.

VERDE: representa a natureza em geral, mata e flora, com sua diversidade e a conscientização do povo cachoeirense.

BRASÃO: o brasão é uma homenagem à bandeira do estado do Espírito Santo. Sobre a bandeira, há uma flor de lis estilizada usando como pétalas blocos e chapas de granito.

No brasão possuem duas estrelas. Cada uma delas com cinco pontas, totalizando 10 que representam os dez artigos da lei escoteira.

O círculo de corda com o nó direito representa a irmandade escoteira.



Lenço do 38/ES GE Jácomo Silotti

Tarefa 5: Água

Se pudéssemos olhar a Terra de cima, veríamos uma grande esfera azul, já que as águas tomam conta da maior superfície do planeta.

Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Ou seja: quase 2/3 do planeta são cobertos de água. Mas, a maior parte de toda essa água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água salgada do mar, imprópria para consumo humano, e até para utilização em processos industriais; 1,75% está congelada na Antártica, em regiões do pólo Norte e em outras geleiras; 1,243% está alocada em minerais no interior da Terra. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada.

Com esta quantidade mínima de 0,007% de água potável, será que todo mundo tem água em abundância? Lavar carros, lavar calçadas, deixar água rolar estrada a baixo,... Quem já não viu isto em sua casa ou no mais longínquo, na casa do seu vizinho. Sabemos da realidade da água no Brasil, mas e no mundo? Sabe-se que, em países europeus, já se utiliza a chamada limpeza a seco, que consiste na utilização do mínimo possível de água, ao contrário do costume no Brasil.

A base deverá confeccionar uma pesquisa com o tema “A ÁGUA“, abordando temas como: sua utilização, seus reservatórios, o conhecido “Ciclo da Água”, e a diferença cultural na utilização da água no mundo, sendo obrigatória uma conversa sobre o assunto via, msn, mirc ou skype com um escoteiro de outro país.A conversa deverá ser gravada enviada junto com a pesquisa e com o link para um site relacionado à preocupação com a água no mundo. Envie um e-mail contendo no assunto o título da tarefa e o nome da base para joti2008tarefas@gmail.com

Tarefa 4: Abaixo assinado virtual - enviada


Maior bioma terrestre brasileiro, ocupando cerca de 42% do território, a Amazônia sofreu grande devastação por madeireiros ao longo dos mais de 500 anos de história do Brasil sendo desmatada e queimada, para o plantio de soja, por exemplo. Não apenas vários animais e plantas entraram para a lista de espécies em extinção, como também houve um desgaste anormal do solo. A Amazônia chama a atenção de diversos exploradores: madeireiros, seringueiros, exploradores da biodiversidade. Com a falsa história de "ser o pulmão do mundo", também vários investidores tentaram tomar o controle da área.

Pensando nisso, vários manifestos contra tal crueldade surgiram para que houvesse um controle mais rigoroso com a região. ONGs, como a Amazônia Para Sempre, trabalham buscando formas de reagir contra a degradação da floresta e, incentivar a população a fazer o mesmo.

Uma das atividades da ONG Amazônia Para Sempre foi a elaboração de um abaixo-assinado em prol da preservação da Amazônia, sendo que este já conta com mais de um milhão de assinaturas. A tarefa consiste em colocar as assinaturas dos participantes da base, e de mais dez não-escoteiros no site da ONG.

Para completar a tarefa, basta dar um print-screen na tela do site com suas assinaturas, salvar como uma figura (JPEG, GIF OU BMP) enviá-la para o e-mail joti2008tarefas@gmail.com

Tarefa 3: WOSM Scout Chalenge

A OMME (Organização Mundial do Movimento Escoteiro) ou WOSM (World Organization of the Scout Movement) tem sua sede em Genebra, na Suiça. Ela é responsável por fazer com que todo o nosso movimento seja uno, ou seja, fazer com que os mesmos métodos, propósitos e objetivos sejam aplicados em todos os lugares do planeta Terra. Além disso, toda atividade de caráter mundial, ou seja, que envolve escoteiros de várias partes do mundo, é gerenciada pela WOSM.

O JOTI é uma dessas atividades mundiais, e por isso, a OMME nesse ano criou um desafio mundial. Esse desafio é o que se encontra abaixo, com a tradução, para melhor entendimento.

No final, as respostas terão de estar em inglês. Então, se você não sabe inglês, não perca tempo, peça ajuda pra quem sabe! =)

As repostas deverão ser enviadas para o e-mail da OMME, conforme indicado nas instruções a seguir, com cópia para o e-mail joti2008tarefas@gmail.com

Link: tarefas/The_World_Scout_Challenge.doc

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tarefa 2: mIRC - enviada


mIRC é um cliente de IRC, shareware, para o sistema operacional Microsoft Windows, criado em 1995 e desenvolvido por Khaled Mardam-Bey com a finalidade principal de ser um programa chat utilizando o protocolo IRC, onde é possível conversar com milhões de pessoas de diferentes partes do mundo.

Além disso, por essa facilidade em juntar pessoas de diversos lugares diferentes, o mIRC é o programa escolhido pela WOSM, para abrigar o Jamboree na Internet. Para facilitar a atividade, foi criada a ScoutLink, que é um servidor dentro da rede IRC. Para manter essa estrutura, existem equipes de trabalho, determinadas pelas línguas da Rede. Assim sendo, existe uma equipe lusófona da ScoutLink para manter os canais da língua portuguesa.Partamos para tarefa...

Você deverá cumprir três itens nessa tarefa:

1. Primeiro, descubra quem faz parte da equipe lusófona da ScoutLink.

2. Depois, você deverá baixar o mIRC (que está disponível no site do jotilusofono.org), e conseguir configurá-lo para acessar os servidores da ScoutLink. Para comprovar o cumprimento da tarefa, você deverá entrar em qualquer canal #portugues, e tirar um print screen da tela, salvando a imagem com NOME_DA_BASE.TAREFA_mIRC.jpg .

3. E para finalizar, use o mIRC para convencer um amigo escoteiro de outro país, a começar alguma prática sustentável. Você deverá explicar o porquê da prática sustentável, e como ela funciona. Um exemplo de uma prática sustentável é a utilização de sacolas permanentes de supermercado.O resultado das tarefas deverá ser colocado no campo apropriado desta tarefa, no portal do JOTILusófono.

RESPOSTA:

1 - Equipe lusófona do scoutlink:

Saleiro,
Acoster,
Rcoster,
Save,
Ricardao_poa,
Fink,
Hafner,
Somatorio

2 - Print screen da tela mIRC:

Tarefa 1: Ano Internacional do Planeta Terra

Como todos já sabem, 2008 é o Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) – Ciências da Terra para a Sociedade. E o principal objetivo é utilizar mais efetivamente o conhecimento de cerca de 400.000 geocientistas do mundo para a construção de sociedades mais seguras, mais saudáveis e mais ricas.

Para tal, existem alguns temas de pesquisas e ações que podem ser vistos nesse link da UNESCO (http://www.unesco.org.br/unesco/premios/2008AnoPlaneta/mostra_documento).

Escolha um dos tópicos e crie uma apresentação de slides que mostre o que pode acontecer na sua região (cidade ou bairro) se não tomarmos conta do nosso planeta.

Ah, não se esqueça de colocar na apresentação o logo do AIPT e algumas fotos que ilustrem bem o problema abordado, além é claro das informações da sua base, e uma foto com todos os componentes dela!

Envie sua apresentação para joti2008tarefas@gmail.com e notifique a realização da tarefa através da Comunidade Virtual.

No assunto do e-mail você deve ficar assim: Título da tarefa - Nome da Base